Construção da 1ª Casa de Banho Seca num Espaço Público ( Parque Verde em Coimbra)

 

Esta acção teve como objectivo a construção de uma casa de banho seca (sem o uso da água) com duas latrinas. Pretendeu-se fazer a separação da urina e a compostagem em dois compartimentos distintos. A intenção de se fazer dois compartimentos deve-se à possibilidade de quando um estiver cheio se possa usar outro enquanto um está em compostagem. Para tal contou-se com um grupo voluntário, ao qual agradecemos terem aceite este desafio.

Kriscer Igualdade (Eixo 7 do POPH - Tipologia 7.3 co-financiado pela CIG)    

 

O Projecto Kriscer Igualdade, foi um projeto desenvolvido em Coimbra, visando a desconstrução dos mitos e crenças estereotipadas associados ao papel do homem e da mulher na sociedade. A repartição de tarefas domésticas, o envolvimento do pai na educação/ acompanhamento dos filhos, a participação da mulher na vida política local, são exemplos ainda pouco visíveis e que importa promover, nomeadamente pelo seu efeito multiplicador nas gerações mais jovens. O Projecto contribuiu para a desconstrução de esteriotipos sociais e culturais face ao género, sensibilizando a comunidade para uma cidadania igualitária.

 

Mais informações: (http://kriscerigualdade.blogspot.pt/2010/02/projecto-kriscer-igualdade.html)

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/17
Curso de Formação para a Inclusão (Eixo 6 do POPH - Tipologia 6.1)
 
O Curso de Desenvolvimento Humano e Social surge como a primeira intervenção da KRISCER - Associação de Cooperação e Educação para o Desenvolvimento Humano e Social. A necessidade de contribuir para a elevação dos níveis de formação dos portugueses, colaborando ativamente na prossecução das medidas e princípios defendidos para o nosso país no que a esta matéria diz respeito, constitui a finalidade deste projeto. Definindo como público-alvo as populações, social, económica e profissionalmente em risco, a Kriscer procurou que este espaço constituísse um local de excelência e de referência no desenvolvimento de respostas dirigidas a esta população.

 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6
Saber para Mudar
Saber para Mudar

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Saber para Mudar
Saber para Mudar

press to zoom
1/33

Loja Kriscer Solidária

 

 

A Loja Kriscer Solidária, inaugurada em Janeiro de 2013, resulta de uma parceria com a Junta de Freguesia de Sangalhos.

 

Este espaço apresenta-se como um recurso complementar aos recursos existentes na sociedade, fornecendo peças de vestuário (em 1.ª ou 2.ª mão), calçado, brinquedos, artigos de puericultura, entre outros. Mas tudo isto não seria possível sem a generosidade de várias pessoas ou de empresas que doam bens para que outras pessoas possam usufruir delas.

Tem como principal objectivo, ajudar a satisfazer as necessidades mínimas das famílias da freguesia de Sangalhos, através de apoios concedidos pela comunidade local - empresas e cidadãos.

 

COMO FUNCIONA?

Coloca à disposição dos cidadãos da freguesia de Sangalhos e limitrofes, a preços simbólicos, os bens angariados e doados pelos cidadãos e empreses locais.

 

Exemplo de géneros:

 

- Roupas

- Calçado

- Artigos para o lar

- Brinquedos

- Livros para Crianças

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

4ª Feiras - 9.30h - 13.00h

Sábados - 9.30h - 13.00h

1ªs Jornadas de Participação Consciente (No âmbito do projecto Kriscer Igualdade, apoiado pela CIG e POPH)

 

A Kriscer promoveu o seu primeiro evento de cariz social, ambiental e de participação consciente, com  o objectivo de despertar "consciências"para uma nova forma de caminhar sobre o planeta em direcção a uma cultura de participação consciente. 

 

Este evento denominado “1ªs Jornadas de Participação Consciente”, aconteceu durante os dias 28, 29 e 30 de Maio de 2010 e uniu no mesmo local 7 áreas distintas:

 

1. Área de Conferência, palestras e workshops.

 

2. Área da Arte Consciente - Oficinas de Terapia pela Arte, eventos que visam apresentar aos cidadãos e técnicos de diversas áreas de formação (saúde, serviço social, psicologia, antropologia, ambiente e arte), um espaço de socialização de conhecimentos no campo da arteterapia, tendo em vista o desenvolvimento do ser humano dentro de uma formação transdisciplinar e eco formativa; Oficinas sustentáveis de arte para crianças, com a utilização de vários materiais recicláveis.

 

3. Área Ambiental - Curso de Introdução à Permacultura e Oficina de construção de uma casa de banho ecológica (seca) no espaço do evento.

 

4. Área de Alimentação Consciente - Curso de Cozinha Consciente e Feira de produtos biológicos, ecológicos e artesanais.

 

5. Kriscer - Espaço Acção/Divulgação

 

6. Área de Música, Teatro e Animação de Rua

 

7. Espaço Saber Ser Consciente – espaço com Ciclo de Cinema durante todo o evento e literatura disponível ao público sobre as temáticas abordadas. 

Prática de Yôga
Prática de Yôga

press to zoom
Jornadas de Participação Consciente
Jornadas de Participação Consciente

press to zoom

press to zoom
Prática de Yôga
Prática de Yôga

press to zoom
1/31

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

Viagem de Aventura Espiritual e Solidária a Marrocos

Esta é uma iniciativa da KRISCER que permite a qualquer pessoa participar num projecto de apoio ao desenvolvimento, fazendo a diferença numa aldeia do Atlas, apoiando o povo Berbere. Cada participante (aventureiro) terá a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento local, especificamente a população juvenil desta comunidade. Pode-se fazer a diferença deixando a marca deste grupo através do seu contributo na remodelação de uma sala de aula e na entrega de material escolar. Este Programa acontece no âmbito das atividades da KRISCER – Associação de Cooperação e Educação para o Desenvolvimento Humano e Social.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/52

Participação no 2º Festival de Croché Social de Coimbra 2014

 

O Festival do Croché Social, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra inserida no Plano Municipal para a Igualdade e Cidadania de Coimbra, de cariz social e cultural, começou no dia 4 de julho, ficando as instalações artísticas expostas até 31 de Agosto, em vários locais da cidade.

 

Este acontecimento urbano conta com a grande envolvência social das várias entidades do município, nomeadamente utentes, colaboradores de instituições sociais e educacionais e da população em geral, que realizaram peças em croché, permitindo assim a decoração de espaços exteriores municipais e de mobiliário urbano por toda a cidade.

A KRISCER seleccionou o Monumento Renascentista " O Jardim da Manga", mandado construir por D. João III a 7 de Setembro de 1553. A história deste monumento está intimamente ligado ao Convento de Santa Cruz, do qual fazia parte integrante.

O mês de Setembro e o dia sete (7) coincidem com o nascimento da obra e o da Associação Kriscer, pelo que esta foi também uma das razões que levaram à escolha deste local.

 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/14

O Monumento foi com efeito pensado com minúcia, fruto de muita reflexão e sabedoria, apresentando-se como uma obra carregada de simbolismo, por influência do reformador Frei Brás de Barros, que quis transmitir uma mensagem, não só aos seus contemporâneos, como também aos vindouros. Aqui, estão simbolicamente presentes, através da arquitetura e elementos decorativos, a religião cristã e ensinamentos católicos evocando a Fonte da Vida. O Templete circular simboliza a eternidade, ao qual dão acesso conjuntos de escadas de sete degraus (atualmente apenas seis), considerado um número perfeito, que simboliza a Caridade, a Graça e o Espirito Santo.

 

Tendo em conta todo o simbolismo deste local, a Kriscer e o Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca (Eiras), decidiram em parceria participar do II Festival do Crochet Social de Coimbra, escolhendo uma Mandala em crochet para induzir no público o despertar do simbolismo do Jardim da Manga. A construção do trabalho artesanal e a escolha das 7 cores do arco-íris reforçam esse mesmo simbolismo.

A Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o Homem e o Cosmo, o Arco-íris, a representação da união entre o plano físico e o espiritual.

Mandala e Arco-íris são assim símbolos divinos que representam a harmonia.

ASHRAM KRISCER

 

Com o objectivo de levar às pessoas a verdadeira consciência espiritual da vida. Este será um campus avançado onde teremos alojamento, alimentação, agricultura orgânica, sistemas auto-suficientes em água e energias alternativas.

 

"CONSCIÊNCIAS"

 

À semelhança do primeiro evento da kriscer, queremos promover um ambiente de cariz social, ambiental e de participação consciente, com o objectivo de despertar "consciências" para uma nova forma de caminhar sobre o planeta em direcção a uma cultura desperta e atenta ao caminho espiritual, na relação com a natureza e animais.
 

PROJECTO OS GUARDIÕES DOS LIVROS

 

Criação de uma rede de mini bibliotecas comunitárias em S. Tomé e Príncipe. É um projeto de incentivo à leitura e à melhoria da relação entre o público e os livros (Guardiões).


 

Projectos Futuros ..

Há 10 anos a plantar a semente...

Sustenta'Terra - Sustenta'Vida é um Programa de Cidadania Planetária cujo objetivo central é o de desenvolver uma cultura de sustentabilidade e de planetariedade, (cultura que parte do princípio que a Terra é constituída por uma só comunidade de humanos, os terráqueos e que são cidadãos de uma única Nação - A Terra).

Projectos a decorrer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

Marcha Mundial Pelo Clima - Coimbra 2015

 

A Mobilização Mundial pelo Clima quebrou todos os recordes e se tornou o maior movimento pelo clima da história! Era isso que o mundo estava esperando.

Desde São Paulo, passando por Sanaa, no Iêmen, e indo até Sidney, na Austrália, mais de 785 mil de nós participaram de 2.300 eventos em 175 países, pedindo, em uma única voz, por energia 100% limpa para salvar tudo o que amamos.