GUARDIÕES DOS LIVROS

Criação de uma rede de mini bibliotecas comunitárias em S. Tomé e Príncipe. É um projeto de incentivo à leitura e à melhoria da relação entre o público e os livros (Guardiões).

Sector de intervenção: Educação

A KRISCER pretende assim deixar a sua “marca” através de um Plano Estratégico de Ação nas aldeias onde implementará o Projeto “Guardiões dos Livros”. Terá atuação nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas e outros espaços públicos, contribuindo com o acesso gratuito a leitura de livros, jornais, revistas, além das atividades lúdicas de teatro e música.

 

Este projeto tem como público-alvo a comunidade em geral que não têm acesso a livros e bibliotecas. No entanto será feita uma diferenciação da seguinte forma:


1) Crianças e jovens estudantes ou não. Este público ao ser atraído para um “mundo novo”, conhecerá estratégias de alterar a sua interação, formará uma espécie de multiplicadores aos apresentarem tais inovações aos seus familiares e amigos, trazendo mais e maiores interessados;

 

 

2) O projeto tem também como foco os professores, pois busca despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretação de textos, oficinas de redação,noções básicas de como se faz um livro, inclusive com palestras de escritores e editores, e como toda esta temática pode ser abordada em sala de aula.


BENEFICIÁRIOS: 1000 directos e 2500 indirectos
 

OBJECTIVO GERAL:
 

1) Diminuir os altos níveis de iliteracia e os baixos níveis de leitura, em S. Tomé e Príncipe, decorrentes essencialmente das dificuldades do acesso ao livro.
2) Divulgar, cada vez mais, a importância do livro e promover o hábito de leitura na população com vista a contribuir na formação cultural e intelectual da pessoa, para que tenha uma melhor compreensão dos factos e fenómenos no mundo.

 

OBJECTIVOS ESPECIFICOS:


1) Promover a biblioteca enquanto agente privilegiado para a promoção da literacia da informação, junto da comunidade local;
2) Permitir e promover a igualdade de acesso de todos os cidadãos dos serviços de biblioteca;
3) Contribuir para a aprendizagem ao longo da vida dos habitantes;
4) Promover a cooperação com as juntas de freguesia, escolas locais e outras entidades.
5) Dotar as escolas de livros escolares suficientes para a aprendizagem de crianças com

 

FINANCIADORES: Empresas que se identifiquem e apoiem o projecto.